fbpx

Cozinha americana: conceito e características

Os espaços de uma casa ou apartamento são muito mais do que apenas ambientes com determinadas funções. De acordo com o período da história, com a cultura e o lugar do mundo, a importância social de cada cômodo muda bastante, mas é sempre relevante. Um exemplo disso é o antigo “quarto de serviço”, local onde profissionais do lar da família dormiam, encontrado apenas em imóveis mais velhos. Nas casas e apartamentos atuais, é quase impossível encontrar esse cômodo, pois o período da história, a consciência, a cultura e os costumes mudaram.

De fato, a cozinha brasileira é um dos ambientes que sofreu muitas mudanças: se antes era um lugar escondido da casa, hoje é uma área de encontro e partilha. Essa é uma das razões de ser cada vez mais comum a cozinha integrada com a sala de estar ou jantar, geralmente dividida por um balcão, chamada de cozinha americana ou gourmet.

A meia parede ou a bancada é o que divide a cozinha e o ambiente ao lado, permitindo muita interação entre quem está cozinhando e os demais moradores ou convidados, e geralmente se transforma em um local para refeições rápidas. Esse modelo é ainda mais comum em apartamentos, especialmente os pequenos, pois aumenta a sensação de espaço, motivo pelo qual muitas construções já oferecem mais de uma opção de planta aos compradores. Em casas maiores, uma ilha central com bancada, cooktop ou pia também é interessante. Tanto no balcão de refeições quanto na ilha da cozinha, portas e gavetas embutidas são muito bem-vindas para aumentar ainda mais o aproveitamento do espaço.

Cozinha americana

Para que tudo isso funcione, planejar bem os ambientes é essencial. Em geral, é recomendado usar o mesmo piso nesses cômodos integrados para criar uma relação entre eles, lembrando sempre que o revestimento da cozinha precisa ser resistente à umidade e à gordura. Escolher os mesmos materiais, cores ou acabamentos de todos os móveis planejados dessa área é outra maneira de conectar os ambientes, aproveitar bem o espaço e deixá-lo mais bonito.

Se você prefere diferenciar bastante um cômodo do outro, pode utilizar das cores e do contraste para delimitar espaços, mas ainda seguindo uma cartela de cores e materiais que mantenham a conexão entre os ambientes, garantindo um visual harmônico.

Charme, facilidade no preparo de alimentos, praticidade nas refeições, sensação de amplitude e ótimo aproveitamento de espaço são os principais benefícios de quem opta pela cozinha americana. Os móveis planejados sempre estão nesses projetos, pois, por serem personalizados, cabem em cada canto e executam exatamente a função necessária para aquele espaço e aqueles moradores.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo