fbpx

Estilo industrial: as características dessa tendência de decoração

Um ambiente aparentemente não terminado, mas ainda assim estiloso, bem decorado e sofisticado: aí está a marca visual do estilo industrial. Essa vertente surgiu em Nova York, na década de 1970, quando pessoas passaram a procurar os prédios corporativos e os galpões industriais para moradia. Também conhecido como design industrial, o modelo mistura o rústico, o moderno, o urbano e o vintage, deixando estruturas propositalmente aparentes. Confira as principais características desse estilo abaixo.

  • Cores: as cores sóbrias, especialmente cinza e preto, são muito utilizadas no estilo industrial, afinal, é a cor predominante nos galpões de fábrica e dos próprios elementos de construção. Incluir toques de cores vibrantes ajuda a quebrar a monotonia visual do ambiente.
  • Materiais: valoriza-se muito as texturas nessa vertente estética, portanto o uso de concreto, metal, madeira e couro é muito frequente. Aliás, ao dizer “estilo industrial”, provavelmente vem à sua lembrança os objetos que combinam madeira clara com ferragem preta, um clássico. Para equilibrar, materiais que trazem aconchego, como algodão, lã e linho podem ser distribuídos em detalhes do cômodo.
  • Rústico: a aparência de ambiente inacabado é a grande característica do estilo industrial. Paredes com tijolos à mostra, cimento queimado no chão e luminárias de aparência bem antiga são alguns exemplos.
  • Espaço: ambientes amplos e integrados melhoram a circulação, a funcionalidade, trazem um ar de modernidade e são muito vistos nos projetos de estilo industrial. Tudo isso dentro do possível, é claro, pois até mesmo um apartamento de 45m² pode ser decorado nesse estilo.
  • Iluminação: utiliza-se bastante janelas grandes ou portas de vidro, deixando a luz natural entrar e preencher os cômodos, assim como iluminação artificial bem feita, através de luminárias e spots de luz.

Como incluir o estilo industrial em um imóvel já construído

Para aplicar o design industrial na sua casa ou apartamento já construído, basta incluir em seu ambiente as características desse estilo que não são estruturais. O efeito de tijolo pode ser alcançado através de adesivos ou papel de parede e uma imitação de cimento queimado pode ser aplicada na parede. Bancos e suportes de vasos em metal, muito característicos do estilo, são fáceis de encontrar, assim como luminárias pendentes bem urbanas e trilhos de spot de luz. Prateleiras e estruturas em serralheria podem fazer parte da decoração. Em conjunto com os móveis planejados, podem atingir a expectativa de um ambiente industrial sofisticado.

Sempre vale a pena lembrar que é permitido misturar estilos, com cuidado, para chegar aos objetivos que você deseja, o que confere uma característica ainda mais própria à decoração. Pesquise referências, procure profissionais, busque a sensação que deseja para o seu ambiente. A Viana Franco conta com uma equipe de designers e arquitetos especialistas nesse tipo de decoração. Conte com a gente para montar o seu projeto dos sonhos!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo