fbpx

Plantas para ter dentro de casa: confira 8 opções

Folhas e flores estão cada vez mais mescladas à decoração interna, mesmo em casas, apartamentos e escritórios pequenos. Isso é ótimo, pois elas melhoram a qualidade do ar, criam um clima agradável e aproximam as pessoas da natureza até no cenário urbano. Para evitar gastos desnecessários, frustrações pessoais e garantir a saúde das plantas, é importante escolher espécies que combinem com o espaço que você tem.

Antes de falar sobre as espécies indicadas, vamos esclarecer alguns conceitos. Na jardinagem, existem as plantas de sol, sombra e meia-sombra. Sol ou sol pleno é a incidência direta de sol na planta durante o dia todo; sombra é o local de muita luz natural, porém sem sol direto; e meia-sombra é a incidência direta de sol na planta durante meio período do dia (por exemplo, apenas de manhã). Não existe planta que sobreviva a um banheiro sem iluminação natural nenhuma, por isso o ideal é deixar os vasos à 3 metros de distância, no máximo. Vamos então às 8 plantas para ter dentro de casa.

Jiboia

Muito resistente e adaptável, a jiboia é uma das queridinhas para ambientes internos. Em vasos, as folhas são menores e ficam pendentes, já em ambientes externos ela pode ser usada como trepadeira ou cerca viva.

Ciclantus

Também conhecido como planta-papel, o ciclantus tem grandes folhas verdes que ficam altas, mas seu caule é relativamente baixo. Gosta de meia-sombra e muita umidade.

Pleomele

O contraste do verde claro com o verde vibrante é o grande charme dessa planta. É chamada também de canção-da-índia e prefere luz indireta (sombra).

Tostão

Quando plantado no alto, o tostão, que é uma forração, pode ser usado como planta pendente. Meia-sombra ou sol pleno são as preferências dessa planta. Que tal pendurá-la em frente à janela?

Orquídeas

A clássica orquídea embeleza o ambiente quando dá flor. Deixe-a em lugar com ventilação e onde receba a luz solar direta do começo da manhã ou do fim do dia (ou seja, pouco tempo de luz direta bem fraca) e ela ficará feliz e colorida. Se está começando no mundo das plantas, escolha espécies mais resistentes.

Cyclamen

Bastante luminosidade e pouco sol direto fazem da cyclamen uma planta sempre feliz e colorida. Suas folhas são delicadas e oferecem um romantismo ao ambiente.

Filodendro

O filodendro prefere ambientes de luz difusa (sombra) e suas grandes folhas verde-escuro em formato de coração têm o efeito pendente, causando maior impacto visual.

Ráfis

É possível ter uma palmeira dentro de casa, a ráfis. Coloque-a em vaso longo, à meia-sombra, com pouca rega; inclua adubação e pulverização foliar. É assim que sua planta ficará feliz! Ela suporta ambientes secos com ar-condicionado.

O mundo das plantas é infinito, existem muitas outras espécies ótimas para apartamentos, casas e escritórios. Observar a incidência de sol na sua casa vai te ajudar a escolher melhor cada planta e ter mais certeza de que elas vão sobreviver. Veja em quais cômodos há sol pleno, sombra ou meia-sombra; verifique se o ambiente é quente, fresco ou está sempre com o ar-condicionado ligado. Por mais que você queira os cômodos cheios de plantas, comece aos poucos, com um ou dois vasos, enquanto estuda melhor o assunto.

As informações deste texto foram baseadas no site da Casa Vogue e no portal Minhas Plantas.


Curadoria GRAZ Design

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo