fbpx

Dicas para ter uma sala de estar mais luxuosa

Entrar na sala de uma casa ou apartamento e se sentir em um ambiente de novela é muito gratificante. A sensação de elegância, sofisticação, de que tudo foi devidamente pensado traz um bem-estar imenso. Se essa sala for a sua, então, melhor ainda, não é mesmo? A boa notícia é que ter uma sala de estar com aparência luxuosa depende mais da boa combinação entre elementos, cores, materiais e móveis do que da compra de objetos muito caros. Claro, se você pode investir em algo diferenciado e de custo mais elevado, vale muito a pena, mas simplesmente comprar itens caros não vai tornar o seu espaço mais sofisticado.

O conceito do que é “luxuoso” ou “chique” pode variar de uma pessoa para outra de acordo com suas preferências, cultura e visão de mundo, mas trouxemos aqui algumas ideias gerais de como causar essa impressão na sua sala de estar. Falaremos disso em 3 tópicos: cores & estilo, materiais e objetos.

Cores & estilo

As cores neutras e claras, como branco, bege, cinza e tons amadeirados trazem a sensação de leveza e amplitude ao ambiente, o que o torna mais elegante. Para quem gosta de cores pigmentadas, a sugestão é colocá-las em pontos específicos, como em um quadro ou poltrona. Tudo depende do que você gosta e pretende, pois o preto, vermelho e o vinho também criam um ambiente com ar luxuoso, dão a sensação de poder, principalmente quando estão juntos. Converse com profissionais da arquitetura ou design de interiores, eles vão te orientar e podem simular algumas situações digitalmente antes de colocá-las em prática.

O estilo clássico costuma ser usado para ambientes sofisticados, porque tem mais itens elaborados, trabalhados, como o adorno nas molduras de quadros ou nos pés das poltronas. Assim como as cores são opcionais, o estilo também: é possível ter uma sala luxuosa mesmo se você prefere um cômodo moderno, ao usar formas mais retas, lisas e minimalistas, por exemplo.

Materiais

Ao pesquisar por “sala de estar luxuosa” no Google você encontrará muitas inspirações com todo tipo de estilo e proposta, mas, se parar para observar, existem alguns materiais comumente utilizados. O espelho – na parede ou no tampo da mesa -, o metal dourado, o mármore, o gesso e a madeira são os queridinhos para trazer a sensação de elegância. O MDF, material feito a partir de placas de fibra de madeira, funciona muito bem, uma vez que possui a mesma aparência da madeira, é altamente resistente, mais ecológico e mais acessível. Ah, o vidro também traz um requinte a mais à decoração.

Objetos

Tapetes grandes são elegantes e ampliam o tamanho da sala, assim como spots de luz em locais definidos intencionalmente. A cortina é outro item maravilhoso para qualquer sala, principalmente para as luxuosas, e fica ainda melhor se instalada por trás do gesso do teto, escondendo os trilhos. Plantas pendentes ou em vasos grandes e bonitos, esculturas, adega, lareira, abajur, luminária de mesa, de chão, de teto e instrumentos musicais contribuem muito para o visual desejado. Os móveis planejados são ótimas opções para o painel ou armários da sala, por exemplo, pois sua capacidade de preencher exatamente o espaço necessário e seu design clean fazem a sala parecer mais sofisticada.

Para evitar o uso de tudo o que falamos neste texto ao mesmo tempo, pense primeiramente na cor das paredes e depois nos móveis maiores da sala, como o sofá e o painel da televisão. Vá complementando a decoração aos poucos, um item por vez: uma luminária de mesa contemporânea ao lado do sofá, um vaso de planta vistoso ao lado do rack, uma cortina na janela ou porta da varanda. Aos poucos, sua sala se tornará mais luxuosa. Se puder contar com o auxílio de arquitetos ou designers de interiores, melhor ainda. E nós, da Viana Franco, estamos à disposição para desenvolver um projeto dentro do seu estilo, independentemente de qual seja.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo