fbpx

Conheça o estilo escandinavo, a união entre simplicidade e elegância

Provavelmente você já ouviu falar do design escandinavo, mas com certeza já o viu em alguma foto da internet ou revista por aí. Isso porque esse estilo nascido no século XX é muito popular no mundo todo, inclusive no Brasil, conferindo elegância, conforto e, ao mesmo tempo, simplicidade aos ambientes. Como o próprio nome sugere, o estilo vem da região da Escandinávia, composta pelos países Noruega, Suécia e Dinamarca.

O inverno é muito severo no norte da Europa. A região passa por longos meses de escuridão nessa época, fenômeno conhecido como noite polar, causado pela inclinação do eixo da Terra durante a estação. O estilo escandinavo une muita iluminação natural, luminárias e cores claras, especialmente o branco, com o conforto de várias mantas, almofadas e tapetes. Assim, compensa a falta de claridade dos dias escuros e fornece o aconchego necessário para ficar mais tempo dentro de casa. Com certas adaptações, é possível utilizar o design escandinavo mesmo em países tropicais como o Brasil.

Como surgiu o design escandinavo?

O principal responsável pelo design escandinavo foi o pintor sueco Carl Larsson. Nascido em 1853, trabalhou por um tempo de sua vida como ilustrador em jornais e revistas. Quanto às pinturas, fazia-as com tinta à óleo, mas em determinado momento decidiu experimentar a aquarela e não a abandonou mais.

Carl casou-se com Karin Bergöö, também artista, e o casal ganhou uma casa do pai de Karin, localizada na aldeia de Sundborn, perto de Falun, na província sueca histórica da Dalecárlia. Em suas aquarelas, era muito frequente Carl retratar a família e a casa em que viviam, decorada pelos dois, com características do estilo escandinavo – que até então não existia com essa definição. Portanto, as ilustrações de Carl incentivaram o estilo.

A casa, nomeada “Lilla Hyttnäs”, é uma das casas de artista mais famosas do mundo e está aberta para visitação. Dizem que o local foi muito pouco alterado em comparação ao período em que Carl e sua família moravam ali.

Principais características do estilo escandinavo

  • Cores: branco, bege e cinza são protagonistas no estilo escandinavo, inclusive nos móveis. Pode haver alguma mistura de materiais, como madeiras claras, para quebrar o visual muito frio. Outras cores são bem-vindas para criar contraste, como tons terrosos ou azulados.
  • Minimalismo: poucos móveis bem distribuídos pelo ambiente e presença marcante das linhas retas (ou curvas muito sutis). O ambiente clean é convidativo e, por causa das cores claras e formas retas, torna-se muito elegante, mesmo na simplicidade.
  • Objetos: prateleiras abertas com objetos decorativos complementam o estilo escandinavo e preenchem um pouco mais o espaço, só deve ser evitado o excesso de elementos e de cores vivas. Quadros com linhas retas, luminárias, plantas, almofadas, tapetes e mantas são outros complementos possíveis. No Brasil, especialmente nas regiões mais quentes, fica interessante mesclar peças em metal, barro e palha.

Os estilos de decoração oferecem não apenas ideias visuais, mas também nos ensinam algumas coisas. Caso o estilo escandinavo não caiba na sua personalidade por completo, você pode utilizar pelo menos o conhecimento de que ambientes minimalistas trazem sofisticação e que cores claras trazem a sensação de amplitude, por exemplo, podendo utilizar essas ideias de outras formas na sua casa ou apartamento. Não há regras.

Torna-se inviável reproduzir 100% de um estilo originado nos países mais frios do planeta em um país como o nosso, tropical, porém é possível mesclar referências considerando o que temos em solo nacional. Se você gostou desse estilo, planeje colocá-lo em prática onde você mora; e se achou bonito, mas acredita que não combina com você, não há problema, existem outras infinitas possibilidades para que a sua casa se transforme em lar através da decoração.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo