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O efeito das cores no cérebro humano

Para todos os lugares em que olhamos, lá estão elas, as cores. Na propaganda de televisão, no celular, nos móveis, acessórios; em tudo o que nos cerca. Apesar da preferência de cores variar de uma pessoa para a outra, existem comprovações científicas do efeito que elas têm no cérebro humano. Pensando em marcas, não é à toa que a identidade visual da Coca-Cola é vermelha e da Apple é branca (e ainda se estende às lojas físicas). O mesmo vale, por exemplo, para as roupas em cor pastel utilizadas em casamentos à luz do dia e em cores marcantes, como preto ou vermelho, quando há um evento de luxo.

Existe uma ciência que estuda as cores, chamada colorimetria, que desenvolve métodos de quantificação da cor e analisa suas três principais propriedades:

  • Matiz ou tom: estado puro da cor; o que nos permite distinguir o vermelho do azul, por exemplo;
  • Saturação ou intensidade: palidez ou vivacidade de uma cor, também definido como a quantidade de cinza que uma cor possui;
  • Valor ou brilho: referente à claridade da cor, à sua quantidade de preto ou branco.

Existem as cores primárias, que são base para todas as outras cores (azul, vermelho e amarelo); as secundárias, obtidas através da mistura de duas cores primárias (como o verde, resultado da junção do azul com o amarelo); as terciárias, criadas a partir da mistura de outras cores (marrom); e as neutras (branco, preto e cinza).

Cada cor, de acordo com suas propriedades e contexto de aplicação, é capaz de passar uma sensação ao cérebro humano. A ciência que estuda isso é a Psicologia das Cores, que analisa a maneira com que nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações.

Sensações transmitidas pelas cores

O efeito psicológico que uma cor pode causar depende do contexto onde ela está inserida, à simbologia atrelada a ela, ao seu tom, intensidade, saturação, material onde é aplicada e da combinação com outras cores (como a Cor do Ano 2021 Pantone). Apesar desse fato e de haverem algumas discordâncias entre estudiosos da área, veja abaixo quais sensações cada cor é capaz de transmitir, de forma geral.

  • Amarelo: sol, luz, calor, alegria, vivacidade, juventude, intelecto, fome.
  • Vermelho: intensidade, raiva, amor, paixão, velocidade, excitação, fome.
  • Verde: natureza, leveza, tranquilidade, esperança, saúde, equilíbrio, segurança.
  • Rosa: tranquilidade, inocência, infância (rosa claro); sedução, paixão (rosa escuro); empatia, companheirismo, ternura, sinceridade, compaixão.
  • Laranja: energia, alegria, confiança, entretenimento, encorajamento, otimismo.
  • Azul: leveza, tranquilidade, segurança, poder, credibilidade, confiança, lealdade.
  • Roxo: sabedoria, respeito, poder, luxo, calma.
  • Marrom: natureza, conforto, elegância, dependência, firmeza, simplicidade, confiança, conservadorismo.
  • Preto: modernidade, elegância, luxo, mal, sofisticação, mistério, drama.
  • Branco: paz, pureza, harmonia, simplicidade, ordem, limpeza, igualdade, modernidade.
  • Cinza: seriedade, inovação, tecnologia, neutralidade, força, estabilidade.

Na arquitetura e decoração

Quem realmente poderá te orientar sobre a combinação de cores em um ambiente será um arquiteto, decorador ou designer de interiores. Porém, com base nas descrições acima, podemos pensar em alguns exemplos, como a aplicação do amarelo e laranja para incentivar atividade e criatividade (área de estudos, trabalho e artes); do azul, verde e roxo em ambientes calmos e introspectivos (quarto, banheiro, sala de estar e de meditação); e das cores neutras para destacar ou equilibrar o colorido. Apesar dos estudos e sugestões, você é livre para escolher as cores do seu ambiente. Apenas tome cuidado com o excesso de cores fortes, pois podem causar a sensação de cansaço visual.

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