fbpx

Cores frias e cores quentes: classificação, história e efeitos na decoração

Quando você escolhe uma roupa antes de sair, além da temperatura do dia, provavelmente analisa as cores das peças disponíveis: observa quais expressam o que você deseja ou correspondem ao evento que você precisa ir.

Podem parecer meras escolhas pessoais, mas, na verdade, cada cor transmite determinada mensagem ao cérebro humano, influenciando percepções e até sentimentos. As cores são divididas em várias classificações diferentes, uma delas é a temperatura — cores frias e cores quentes.

O exemplo acima cita um uso individual das cores, mas a escolha minuciosa delas é importante para profissionais da publicidade, design, arquitetura, decoração e audiovisual. Em suas profissões, essas pessoas utilizam o círculo cromático, composto por 12 cores. O círculo cromático é uma ferramenta para construir harmonia entre as cores. Nele estão presentes as cores primárias, secundárias e terciárias.

• Cores primárias: as cores que dão origem às outras — vermelho, azul e amarelo.

• Cores secundárias: resultado da mistura entre duas cores primárias — violeta, verde e laranja.

• Cores terciárias: resultado da mistura entre cores secundárias — roxo-avermelhado, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado, roxo-azulado, verde-amarelado e azul-esverdeado.

O círculo cromático é composto por 12 cores.
Vetor criado por: macrovector

O círculo cromático também tem sua divisão entre cores frias e cores quentes. 

Cores frias e cores quentes: quais são?

São consideradas cores frias: violeta, azul e verde.

São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho.

Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.
Vetor criado por: macrovector

Enquanto as cores frias criam percepção de tranquilidade, serenidade, limpeza e frieza, as cores quentes influenciam na sensação de vitalidade, energia, criatividade, esperança e amor.

Fica fácil compreender os nomes e percepções causadas pelas cores quando pensamos em itens da natureza. O sol chega para nós como uma luz amarela e quente; o vermelho está em nosso sangue; o laranja na fruta cítrica, cor do verão. O azul está no céu tranquilo; o verde no mar relaxante; o violeta em nossos lábios quando estamos com frio.

Mas esses nomes e sensações são apenas invenções? Não, a influência das cores frias e cores quentes já foi pesquisada por muitos estudiosos. Inclusive, quem criou essa denominação foi o psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832–1920). Falamos sobre ele abaixo.

Wilhelm Wundt, o criador da classificação de cores frias e quentes

O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832–1920) foi o responsável por desenvolver a catalogação das cores conforme a temperatura: frias e quentes.

Wundt, ainda, é conhecido como o “pai da psicologia experimental”. Fundou o primeiro laboratório de Psicologia (em Leipzig, na Alemanha), e pelo seu trabalho é que a Psicologia se tornou independente da Filosofia. Ele também contribuiu muito para a Psicologia Social. Uma figura bem importante, não?

Se você se interessa por esse assunto e quer saber mais sobre Wilhelm, vai gostar deste artigo.

Os efeitos das cores frias e quentes na decoração

De maneira geral, a temperatura das cores atua nos ambientes como atua em outras tantas áreas. As cores quentes trazem mais acolhimento, calor, criatividade, por isso são muito usadas em salas de estar, onde recebemos pessoas para momentos de descontração. As cores frias criam a percepção de calmaria, foco, concentração, esperança, limpeza, comumente escolhidas para quartos, locais de estudo, trabalho e banheiros.

Na verdade, não há regras, mas você precisa ter ciência de que as cores influenciam sensações. Imaginou um banheiro laranja e quer colocá-lo em prática? Se um banheiro alegre e enérgico é o que você quer, vá em frente com sua criatividade!

Sala de estar: as cores quentes criam ambiente de acolhimento.
Escritório: o verde traz tranquilidade.

Resumo do que considerar para escolher cores quentes ou frias na decoração

• Dimensão do ambiente: cores frias aumentam a sensação de espaço, cores quentes diminuem. Cômodos grandes com cores frias podem criar percepção de vazio e tristeza; cômodos pequenos com cores quentes podem criar percepção de sufocamento. Muitas coisas influenciam.

• Iluminação: a luz natural do sol é mais amarelada e traz calor, então é possível aumentar essa sensação com as cores quentes, ou criar algo mais equilibrado usando as cores frias. Por outro lado, luzes artificiais e brancas, como LED, criam um ambiente mais frio (vemos muito na área tecnológica).

 • Contexto: o objetivo e a função daquele cômodo. Considere tudo o que comentamos acima sobre acolhimento, limpeza, esperança, tranquilidade, energia, etc.

A combinação entre as cores é outro item que faz bastante diferença! Amarelo com azul cria uma sensação bem diferente do amarelo com vermelho, por exemplo. Por isso, conversar com arquitetos e outros profissionais que entendem de cores é bem importante e vai te ajudar bastante.

Somos a favor de usar o conhecimento para ter mais autonomia e liberdade, trazer novos panoramas. Você pode ter um quarto amarelo, um banheiro rosa, uma cozinha colorida, uma sala azul e o que mais for da sua vontade. Sabendo as percepções que as cores frias e cores quentes criam, você fica mais à vontade para fazer escolhas.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo