fbpx

Como montar um canto de estudos

Viana Franco dá dicas para preparar espaços que estimulem a criatividade e concentração

Com os meses de janeiro e fevereiro, os pais também tem o retorno dos filhos às aulas. Sejam pequenos ou grandes, é hora de voltar a estudar, e quanto mais confortáveis para desempenhar suas funções ao longo do dia, melhor. Por isso, é importante pensar em um espaço no lar que seja pequena extensão do ambiente de aprendizado existente na escola, o famoso cantinho de estudos.

Muitas vezes não é possível separar um cômodo inteiro para essa função, porém, com a ajuda de móveis planejados, criar um local de concentração e que, ao mesmo tempo estimule a criatividade, fica mais fácil. Ali os filhos poderão se organizar de uma maneira bem prática e delimitada das outras áreas do quarto, por exemplo.

Se seu filho for pequeno, vale pensar em móveis sob medida que estimulem a parte lúdica, como bancadas em formas divertidas e outros elementos que apareçam em nichos e prateleiras. Outra dica diz respeito ao papel de parede. Ele pode ter temas como animais, carrinhos ou bonecas, desenhos que façam com que a criança se sinta motivada a fazer suas tarefas.

É fundamental que os móveis tenham conforto. Para crianças pequenas, eles devem acompanhar a estatura da pessoa, entretanto, não muito baixos, já que filhos crescem rápido.

É importante que o espaço destinado ao estudo seja arejado e iluminado. Aposte em luminárias, mas não se esqueça de aproveitar a luz natural. Bancos reguláveis também são legais. Quanto às gavetas, elas mantêm o ambiente organizado, evitando aquela sensação de bagunça que pode desestimular qualquer um. Nas cores, tons claros colaboram, mas o colorido ajuda a animar os pequenos.

As vantagens de ter um canto de estudo em casa para crianças são inúmeras. Por isso, deixe a criatividade solta. As dicas de profissionais facilitam a clarear as ideias. Por que não ter uma caixa para guardar livros? Ou ganchos para pendurar itens na parede, como lancheiras e mochilas?

Agora se os filhos forem maiores, é essencial preparar um espaço funcional, mas, que, ao mesmo tempo, crie uma sensação de paz e evite distrações. Uma boa bancada, prateleiras, armários e nichos deixam o dia a dia mais fácil. Planeje uma mesa larga de trabalho e espaços para eletrônicos como computadores e impressoras. 

A parte elétrica é importante, então, coloque tomadas em cantos estratégicos. Para finalizar, evite tons muito escuros que tirem o foco. 

No futuro, dependendo da utilidade, a área pode se tornar até um home office, afinal possibilidades vão mudando de acordo com as necessidades. 

Acesse: www.vianafranco.com.br e conheça mais.

Equipe Viana Franco


Curadoria de conteúdo GRAZ design.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo