fbpx

Filhos e quartos planejados

Não é fácil deixar o ambiente do jeito que os pequenos gostam, mas o desafio pode ser bem divertido

Chega uma hora em que é mais do que necessário planejar o quarto dos filhos. Sejam crianças pequenas ou um pouco maiores, eles precisam de cuidado e atenção em cada detalhe de um ambiente em que passarão boa parte do dia. Além disso, não se pode esquecer a funcionalidade e os elementos práticos, interativos e lúdicos que ajudarão no desenvolvimento tanto emocional como intelectual dos filhotes.

Planejar um quarto infantil é uma tarefa e tanto. E, antes de qualquer coisa, requer o envolvimento de empresas e profissionais comprometidos com a qualidade, e que poderão ajudar nos mínimos detalhes de aproveitamento.

Para que a área seja bem produzida, é fundamental, logo de início, medir cada centímetro do quarto e estudar como será sua ocupação. O projeto tem que prever aonde vão os móveis, abertura de portas, espaço de circulação, cores, armazenamento de brinquedos, livros, canto de estudo e até revestimentos e iluminação. Consideradas todas as necessidades, é o momento de partir para a viabilização da ideia.

Os móveis planejados, aqueles feitos sob medida, podem colaborar muito na materialização do quarto dos sonhos para seus filhos. Esteticamente perfeitos e totalmente funcionais, aperfeiçoam o ambiente e garantem um visual incrível.

Para trabalhar um espaço que servirá como verdadeiro refúgio dos pequenos é preciso pensar em elementos que passem aquela sensação de segurança. Afinal, é ali que seu filho vai descansar, estudar e brincar em boa parte do dia.

Lembre-se de planejar a decoração levando em conta os principais gostos e características da criança. Também é importante saber se ela dividirá o quarto com um irmão, por exemplo. Em caso positivo, projetar um espaço que garanta a autonomia de ambos, cada um com sua área bem determinada, sem perder a fantasia, vale a pena.

A decoração pode partir de elementos temáticos, que fazem muito sucesso, mas tendem a cansar depois de um tempo, ou um visual mais clean e harmônico, que, com o passar dos anos, possa ser redecorado. Nesse quesito, não existem opções erradas – o projeto ideal parte da preferência dos pais e da criança.

Alguns elementos são essenciais. Um bom armário, prateleiras e nichos fazem parte de qualquer projeto infantil. Talvez um baú para guardar os brinquedos, e, dependendo do tamanho da criança, é excelente reservar um canto para estudos, com uma escrivaninha ou bancada. No começo, os itens podem ficar em uma altura mais acessível aos pequenos.

Quanto às cores, tons neutros caem bem todas às vezes. Porém, uma boa aposta é colorir o quarto. Seja uma parede ou elementos como nichos, essa escolha traz personalidade e alegria. Adesivos também são práticos e opção certeira neste tipo de decoração.

A Série Ambientes é uma iniciativa informativa da Viana Franco para lhe ajudar a planejar, da melhor maneira possível, cada espaço do seu lar.

Acesse: www.vianafranco.com.br e conheça mais.

Equipe Viana Franco


Curadoria de conteúdo GRAZ design.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo