fbpx

Nichos na decoração de ambientes

Viana Franco ensina como usar objetos que vão deixar seus espaços mais belos e práticos

Os móveis planejados são conhecidos por sua praticidade e a flexibilidade que oferecem a qualquer ambiente. Com peças feitas sob medida é possível criar inúmeras possibilidades em qualquer espaço, atendendo as mais diferentes necessidades, inclusive no quesito beleza da decoração. Atualmente os nichos aparecem entre os artifícios mais utilizados para ressaltar espaços, de maneira bastante funcional.

Decorar com nichos, além de divertido acrescenta um visual interessante e moderno. Sua utilidade é praticamente a mesma das prateleiras, onde podem ser colocados objetos do mais variados. Porém, com essas peças são formados desde desenhos convencionais aos mais inusitados.

Alguns nichos são fabricados em madeira, que absorve a umidade, por isso esse não é um material ideal para se usar em banheiros e cozinhas.

Já o MDF (Medium Density Fiberboard, ou fibra de média densidade, em português), é hoje o material mais procurado na utilização dos nichos. Formado pela combinação de fibras de madeira e resinas, ele tem bom custo benefício e durabilidade.

Os nichos também podem ter outros acabamentos, como a laca, que deixa o material brilhante, mas risca facilmente e não tem grande durabilidade, fórmica ou até gesso acartonado.

Para saber como usar os nichos, a Viana Franco preparou uma lista de dicas. Entretanto, antes de iniciar o planejamento de qualquer projeto, lembre-se de procurar profissionais de excelência para alcançar os melhores resultados.

Sala

Os nichos na sala são muitos versáteis. Alguns bons projetos partem da ideia de criar destaques entre ambientes, principalmente quando existe um loft onde a cozinha se integra a outros espaços. Essa criação de limites ganha importância e as peças se encaixam perfeitamente. Outra maneira interessante é instalar os nichos atrás de sofás e poltronas, ou mesmo do rack onde fica a televisão, criando painéis.

Cozinha

Na cozinha o efeito tridimensional dos nichos é perfeito. A profundidade que eles oferecem combina com os padrões geralmente usados nesse espaço. Os nichos são utilizados desde local para colocar garrafas, como de vinho, por exemplo, até temperos e mantimentos do cotidiano. Vale a pena investir em peças de diferentes tamanhos para garantir um visual contemporâneo.

Quarto

Porque não usar os nichos no quarto como se fossem uma série de prateleiras? Se a ideia é dar um ar ainda mais informal, sem deixar a organização de lado, eles são ótimos como apoio para porta-retratos e outros objetos de decoração, como pequenos vasos. Nos quartos de crianças, brinquedos e bichos de pelúcia fazem bastante sucesso nas paredes.

Banheiro

Geralmente os menores espaços da casa, os banheiros pedem a utilização de nichos para guardar itens de higiene pessoal, toalhas de rosto e de corpo, e são importantes na organização. Aqui eles aparecem tanto nas paredes como integrados aos móveis, como no armário debaixo da pia, por exemplo.

Acesse: www.vianafranco.com.br e conheça mais.


Equipe Viana Franco

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo