fbpx

Qual a melhor iluminação para cada ambiente da casa?

A boa iluminação de um ambiente melhora o bem-estar daqueles que vivem ou visitam o lugar, agrega valor à moradia e transmite sensações como elegância e aconchego. Em geral, existem 3 principais tipos de iluminação: a direta, que incide diretamente sobre um local específico; a indireta, que reflete em algo e é distribuída pelo ambiente; e a difusa, com luz distribuída de maneira uniforme por todo o cômodo.

Além do tipo de iluminação, uma importante escolha é a cor das lâmpadas a serem utilizadas, que devem ser selecionadas a partir de suas temperaturas. A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K), e você pode por si só conferi-lo antes de comprar uma lâmpada, pois essa informação sempre está descrita na embalagem. A escala de medição varia de 2700K (luz mais amarelada, quente) a 6500K (luz mais clara, fria), ou seja, quanto maior a numeração, mais clara é a lâmpada. O que muda de fato para uma lâmpada ser considerada branca/fria ou amarela/quente é quantos lúmens – quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz – ela é capaz de produzir. A luz branca tem capacidade de produzir mais lúmens do que a amarela.

Sempre que possível, dê preferência à luz natural em sua moradia ou escritório, pois é melhor para a saúde, para o meio ambiente e para o bolso, uma vez que economiza energia. Em dias sem sol, à noite ou caso o sol não ilumine muito bem o seu ambiente, use as dicas deste post para saber qual a melhor iluminação para cada ambiente da casa.

Sala

Local de descanso e recepção das visitas, a sala pede uma luz difusa principal no teto, iluminando todo o ambiente. A combinação de vários pontos de luz indireta no cômodo, com lustres, luminárias de piso e abajures, pode aumentar a sofisticação. Cuidado para não misturar muitas luzes amarelas com luzes brancas, pois isso cria uma confusão visual.

Quarto

A recomendação para o quarto é fazer dois tipos de iluminação, uma central, com luminárias de teto, e outra de mesa, para quando você levanta à noite ou quer conforto para ler. Incrível mesmo seria usar um controle de intensidade de luz, como o dimmer, deixando a luz mais ou menos forte de acordo com sua preferência. Neste cômodo, a luz solar é ainda mais importante para melhorar a qualidade do ar.

Cozinha

Iluminação eficiente para enxergar os alimentos e evitar acidentes é o principal para a cozinha, portanto as lâmpadas de cor branca, mais intensas, são fortemente recomendadas. Se houver mesa de jantar, uma luminária suspensa traz requinte ao ambiente.

Banheiro

No banheiro, use também uma iluminação clara, uniforme e intensa, com lâmpada branca difusa. Você pode colocar arandelas nas laterais do espelho para facilitar a visualização. Evite lâmpadas refletoras, elas podem criar sombras e dificultar algumas atividades que precisam de claridade. Também é possível criar um ambiente de spa, e, neste caso, a utilização de lâmpadas amarelas ou até mesmo coloridas podem ajudar nesse clima.

Área externa

Para varandas, as luzes indiretas criam ambiente aconchegante. Já em áreas externas maiores, fica muito bonito usar luzes direcionais para destacar o jardim, lâmpadas subaquáticas para o interior da piscina e arandelas na parede ao longo do quintal para iluminar todo o ambiente. Na garagem, porém, deve haver luz clara e uniforme, evitando possíveis acidentes.

A iluminação é necessária para as atividades do cotidiano e também um item de decoração, portanto você pode utilizá-la para criar a sensação que quiser, fugindo do comum, mas mantendo a segurança. As lâmpadas amarelas trazem sensação de aconchego, ficam ótimas em áreas sociais e íntimas, enquanto as brancas são ideais para transmitir modernidade ou deixar itens necessários à vista, como no escritório e na cozinha. Use a dica que demos acima sobre Kelvins (K) para escolher a lâmpada certa.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo