fbpx

Como usar o estilo boho chic na decoração de ambientes?

Os estilos de decoração funcionam como uma base, um direcionamento para escolhas visuais dos ambientes. Ao conhecer um estilo, é possível compreender seu significado, a sensação transmitida e suas principais características, usando toda essa informação como inspiração. Neste artigo, vamos falar sobre o boho chic na decoração de ambientes. Acompanhe a gente!

O boho chic traz o espírito de vida livre dos nômades e hippies, criando misturas inusitadas de cores e materiais. Nesse estilo, o aconchego e o conforto estão sempre presentes com o uso de sofás macios, pufes e almofadas. Confira abaixo, com mais detalhes, as características desse estilo e como usar o boho chic na decoração de ambientes.

O que é boho chic e quais suas características?

O termo boho é derivado da expressão Bohemian, um termo em inglês que representa um estilo de vida livre, boêmio contemporâneo. A mistura de referências hippie, orientais, étnicas e punk é aceita e incentivada na decoração boho chic e, por reunir itens tão diversos, cria ambientes únicos e criativos. O vintage, o romântico e o country se reúnem no boho chic.

Enquanto outros estilos têm cores e materiais limitados, o boho chic consegue integrar praticamente qualquer objeto, como veremos abaixo. Tem algo por aí que você gostaria de usar na decoração, mas ainda não encontrou uma maneira? No boho esse item tem espaço garantido.

Cores

As principais cores usadas no boho chic são: bege, marrom, verde, cáqui, laranja e preto; mas as cores mostarda, azul, roxo, prata e dourado são muito bem-vindas. Estampas também estão muito presentes no estilo, como tapeçarias indianas e estampas étnicas.

Para funcionar bem, o colorido precisa de harmonia. O segredo está em selecionar uma cartela com três ou quatro cores para o seu ambiente boho chic, trabalhar com as nuances dessas cores e usar tons neutros para ter um visual equilibrado.

Se você não é fã de cores fortes, mas gosta do boho, fique tranquilo: com os tons de marrom, bege, branco e os materiais que falaremos abaixo, é possível criar um ambiente incrível seguindo esse estilo.

Sala de estar com cartela de cores bem definida

Materiais

Pode ficar à vontade em unir palha, couro, vime, lã, algodão e crochê. O boho chic traz essa liberdade! A madeira é um material quase obrigatório, está sempre presente nas referências boho, criando aconchego e conforto térmico. Essa mistura toda não é obrigatória, é claro, você pode usar os materiais que tiver ou quiser.

Apesar de não ser exatamente um material, vale ressaltar que as plantas combinam muito bem com o boho chic. O verde das folhas, o colorido das flores e o clima de natureza complementam a decoração. 

Área aconchegante e receptiva

Como decorar sua casa ou apartamento com o boho chic

Agora que você compreendeu as principais características desse estilo que transpira liberdade, trouxemos algumas dicas sobre como fazer a decoração de interiores com o boho chic e algumas fotos para inspirar.

1) Conforto: essencial nesse estilo que traz aconchego. Sofás amplos com formas arredondadas, cadeiras de balanço, estofados bem confortáveis, almofadas para decorar ou sentar-se no chão, tapetes, mantas e cortinas criam um ambiente delicioso. Pense no toque dos tecidos, a sensação tátil deve ser agradável.

A sensação de aconchego em uma cama de casal

2) Objetos afetivos: se o boho chic permite reunir tantos objetos diferentes, nada melhor do que contar a sua história através deles. Exponha móveis antigos, artesanatos comprados em viagens, itens de antiquário e tudo o que é especial para você.

Uma mistura de objetos que combinam e contam histórias

3) Cores e materiais: vale reforçar que, independentemente do objeto ou móvel, usando as cores e materiais característicos do boho chic, citados acima, a sua decoração estará dentro desse estilo.

Quarto de casal no estilo boho chic

É possível ser minimalista e elegante no boho chic?

Após falarmos sobre tantas misturas, objetos, móveis e cores, essa dúvida pode surgir. A resposta é: sim, é possível ser minimalista e elegante no boho chic. Se a sua intenção é usar pouca mobília e itens decorativos, priorize aqueles bem característicos do boho, como artesanatos, pufes e mantas. A elegância pode ser transmitida com o próprio minimalismo, com o uso de cores neutras ou com a forte presença de determinadas cores, como o dourado.

Uma opção diferente para o seu quarto boho chic

Lembre-se que a atmosfera do boho chic é de liberdade, então, você está livre para moldar sua decoração como quiser — com mais ou menos cores, mais ou menos objetos, com os tons da sua preferência. Definindo a cartela de cores e os materiais que serão usados, é mais fácil harmonizar tudo isso.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo