fbpx

MDF: modernidade e custo-benefício

Entenda o que é e porque esse material é um dos mais utilizados pela indústria moveleira

O MDF (Medium Density Fiberboard) é atualmente um dos materiais mais utilizados pela indústria moveleira. De fácil adaptação, possibilita um acabamento bastante elaborado, inclusive com entalhes e bordas arredondadas. Também pode ser revestido de formas diferentes, com pintura e fórmica.

Em resumo, o MDF é uma composição homogênea de madeira e resinas, que, prensadas, formam placas compactas e resistentes. É utilizado frequentemente como componente de móveis para partes que requerem montagem.

Seu sucesso no mercado deve-se, principalmente, a durabilidade e custo benefício, já que colabora para ambientes bonitos e modernos, tudo isso com ótimo preço.

Sua história começa no início dos anos 60, nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, o material chega à Europa, quando passa a ser produzido na antiga República Democrática Alemã, e em seguida, em 1977, na Europa Ocidental, na Espanha. Em terras brasileiras, a primeira indústria iniciou a produção em 1997, em Agudos, no interior paulista. Atualmente, os maiores produtores mundiais são Estados Unidos, Alemanha e China.

A principal matéria-prima usada na fabricação do MDF é o pinus, uma madeira obtida no Brasil a partir de plantios florestais de larga escala. O fato demonstra outra qualidade do material: a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

APLICAÇÕES. O MDF é observado com frequência em armários, gavetas, detalhes de mobílias, prateleiras, baús e racks. Sua versatilidade também o classifica para utilização na decoração e até na construção civil, na aplicação de pisos, rodapés, divisórias, portas, batentes e peças torneadas.

Na Viana Franco, a utilização desse material está presente nos mais diversos projetos, em cozinhas, dormitórios, closets, lavanderias e espaços gourmet, além de banheiros, lavabos e home theaters. Ainda pode ser empregado em móveis comerciais. 

Conheça toda linha e o trabalho em MDF realizado pela marca, fundada na década de 70, no site da Viana Franco.

Equipe Viana Franco


Curadoria de conteúdo GRAZ design.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo