fbpx

Qual a diferença entre loft, studio e flat?

É cada vez mais comum encontrarmos casais que não pretendem ter filhos ou, ainda, pessoas solteiras que não pretendem morar com um companheiro ou companheira. O aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de natalidade no Brasil reflete na procura por imóveis menores e mais práticos, seja para morar sozinho ou em casal. Nessa busca, é comum encontrar várias nomenclaturas, como loft, studio e flat. Apesar de todos eles serem tipos de apartamento, algumas coisas mudam de um para o outro. Entenda qual a diferença entre loft, studio e flat.

Loft

O loft residencial surge como forma de reaproveitamento de antigos edifícios comerciais, galpões e armazéns, por isso costuma ter o pé-direito duplo, característica comum desses locais. A tendência surgiu entre a década de 60 e 70 nos Estados Unidos e tem crescido cada vez mais, pois os lofts são vistos como espaços descolados, urbanos, estilosos, principalmente pelas novas possibilidades trazidas pela arquitetura e pelo design de interiores.

Os principais pontos marcantes do loft, contudo, são as grandes janelas, com entrada de luz natural e melhoria da circulação do ar, e os cômodos completamente integrados, sem paredes ou divisórias, exceto no banheiro. O pé-direito alto possibilita a criação de um mezanino, aumentando a quantidade de cômodos. Geralmente, o loft tem 50m² ou mais.

Studio

É parecido com o loft, mas é bem menor – por volta de 30m² – e pode possuir paredes dividindo a área do quarto, com todos os outros ambientes integrados. O studio, ou estúdio, tem o pé-direito mais alto do que o padrão e costuma ficar localizado em áreas estratégicas da cidade, perto de restaurantes, supermercados e locais de lazer.

Flat

Diferente do loft ou studio, o flat é praticamente um apartamento comum, com pé-direito de altura padrão e ambientes divididos por paredes, porém mais compacto e com oferecimento de serviço de quarto, refeições e lavanderia, parecido com um hotel (por isso também é chamado de apart-hotel). Apesar dessa característica, o flat não tem alta rotatividade como o hotel, é voltado realmente para moradia. Dentro de um mesmo edifício, cada flat pode ter uma configuração diferente, o que permite personalizá-lo mais.

Essas são algumas opções de apartamento, principalmente para pessoas sozinhas, mães ou pais solos e casais sem filhos, por possuírem uma metragem menor. Independentemente do uso, a melhor escolha para garantir organização, funcionalidade e beleza em imóveis menores é a utilização dos móveis planejados, que aproveitam cada pequeno espaço, facilitando a utilização e limpeza do ambiente.

Para além do próprio imóvel, ao visitá-lo avalie também o que o condomínio oferece e quais serviços essenciais estão por perto do bairro, assim, mesmo que o seu lar tenha poucos metros quadrados, você poderá utilizá-lo para as atividades cotidianas e aproveitar das facilidades ao redor para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo