fbpx

3 tipos de cabeceira de cama

Algum tempo atrás, era mais comum comprar camas maiores, completas, que já vinham com cabeceira. Agora, com a tendência das camas box, que ocupam menos espaço e não possuem encosto, pode surgir a necessidade de uma cabeceira, seja pela decoração, seja pelo conforto.

Além do impacto visual incrível que uma cabeceira de cama pode ter no quarto, deixando-o mais aconchegante, alguns modelos ajudam a conter o frio e o vento, trazendo um certo conforto térmico. Outra função, talvez a mais óbvia, é a de encosto, evitando que você precise se apoiar diretamente na parede fria para ler ou assistir à TV. Para fazer boas escolhas, é importante conhecer as opções disponíveis, então separamos 3 tipos de cabeceira de cama.

Cabeceira estofada

Os mais variados tecidos podem aparecer na cabeceira das camas, como linho, suede e até couro. Cada um deles resulta em um acabamento diferente, assim como a cor escolhida. O capitonê, por exemplo, é um estilo de estofado com aplicações de botões e costuras, dando formato ao tecido e trazendo um visual mais clássico e sofisticado. Já existem modelos de cabeceiras estofadas autoadesivas de todos os estilos.

Caso você tenha alergias e queira a cabeceira estofada, vale pesquisar bem antes da compra e manter higienização constante. 

Cabeceira em MDF

A gama de cores e acabamentos disponíveis no MDF é imensa, quase infinita. Esse tipo de cabeceira traz um ar bem moderno ao quarto, por ser um material liso, ainda que possa ter visual imitando diversas texturas. Se você possui cama box, pode adquirir apenas a cabeceira em MDF, mas uma ideia super legal é fazer o quarto planejado, combinando o estilo da cabeceira, das mesas laterais, do guarda-roupas e de outros móveis presentes no quarto. Um quarto planejado, sem dúvidas, é mais funcional e bonito.

Cabeceira em ferro ou metal

A cabeceira em ferro ou metal tem uma estética marcante e sua função é mais visual mesmo, pois geralmente tem apenas contornos feitos com o material. Dourado, rosê gold e cromado são algumas opções de acabamento para esse item que traz atmosfera vintage ou industrial ao quarto.

E o tamanho da cabeceira?

Essa é uma dúvida bem comum! O que vai ditar o tamanho da cabeceira são duas questões principais: o tamanho da cama e o formato do quarto, porque a cabeceira delimita um espaço na parede e modifica visualmente a proporção do ambiente.

Em quartos estreitos, a cabeceira baixa, de uma parede a outra, aumenta horizontalmente o espaço. Em quartos com pé direito baixo, a cabeceira um pouco mais larga do que a cama, mas mais alta, vertical, vai alongar a parede. Já em quartos proporcionais, a cabeceira pode ficar um pouco além da largura da cama e ter a metade da altura da parede.

Sempre vale a pena contar com bons profissionais da decoração, design de interiores e/ou arquitetura para ter um quarto bem agradável visualmente e que funcione para as suas necessidades no dia a dia. A cabeceira da cama também é uma ótima maneira de mudar bastante a decoração do quarto trocando esse único item.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo