fbpx

Qual a função do decorador, do designer de interiores e do arquiteto?

Existem tantos profissionais que podem fazer parte de uma construção, reforma ou da mudança de um ambiente interno que as funções se confundem para quem não está na área, ou até mesmo para estudantes iniciantes. Porém, para além da curiosidade, saber o que cada profissional executa e, mais importante, o que cada profissional está habilitado a fazer de acordo com a legislação, é importante para o resultado e segurança do seu projeto.

Dentre as profissões mais confundidas nesse meio estão o decorador, o designer de interiores e o arquiteto. Quais atividades cada um executa? Todos fazem o mesmo trabalho? Para auxiliar nessas dúvidas comuns, resumimos abaixo qual a função do decorador, do designer de interiores e do arquiteto.

Decorador

Esse profissional direciona e prevê a escolha de elementos decorativos, como móveis, cortina, tapete, luminária, plantas, paleta de cores e estilo de decoração (como escandinava ou industrial). Para fazer isso, precisa conhecer profundamente a personalidade do cliente e suas necessidades.

O trabalho do decorador é mais relacionado ao impacto visual, pois ele não pode, por lei, intervir em paredes e estruturas ou projetar móveis. Uma pessoa pode se tornar decoradora com cursos de curta ou média duração ou, ainda, sendo autodidata, pois não é exigida nenhuma formação específica para essa profissão, o que explica as limitações do profissional. O decorador, geralmente, é contratado quando a obra já está pronta e pode atuar em parceria com o designer de interiores e o arquiteto. Seus projetos são mais direcionados a residências, mas podem ser expandidos a espaços comerciais.

Designer de interiores

O profissional de design de interiores utiliza normas técnicas de ergonomia, térmico, acústica e luminotécnica para sugerir a estruturação de um ambiente interno. Esses conhecimentos são adquiridos através de um curso técnico, exigido para a profissão. O designer de interiores também pode projetar móveis, já que aprende maneiras seguras de fazer esse trabalho através de fórmulas, design e arte. 

Portanto, a pessoa que trabalha como designer de interiores pode mudar o layout do espaço, otimizar ambientes, direcionar a escolha de acessórios baseado não apenas no visual, mas na função de cada item, porém não pode alterar fisicamente a obra, assim como os decoradores. É comum ver sua atuação em espaços residenciais, comerciais, jurídicos e de lazer.

Arquiteto

Para se tornar arquiteto e atuar na profissão, é preciso fazer um curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com duração de 5 anos. Durante esse período, os estudantes aprendem diversos assuntos, como planejamento urbano, resistência de materiais, construção e, é claro, toda a parte de harmonia visual. Por este motivo, o arquiteto pode fazer alterações em paredes, demolições, aberturas e ampliações, ou seja, modificar a obra. A profissão é regulamentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e os trabalhos dos arquitetos são acompanhados pelo Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), onde há as informações do projeto ou obra e atribuições do contratado.

As regulamentações é que garantem a segurança das obras, comprovando que estas estão sendo feitas por pessoas que conhecem o assunto, e permitem que você tenha a quem cobrar judicialmente caso algo saia do planejado. Alterações em paredes e afins só podem ser feitas com aprovação de um profissional de arquitetura ou engenharia civil.

Os arquitetos, portanto, atuam sim nos projetos residenciais, sugerindo muitas vezes até a parte de decoração, mas estão presentes na construção, revitalização e reforma de todos os espaços, como empresas, igrejas, áreas de lazer, etc.

Há tantas pessoas, tantas necessidades, que fica claro que tem espaço para todos os profissionais nesse mercado, cada um com sua função. Além dessa divisão que fizemos para explicar as funções, existem ainda as subdivisões dentro de cada profissão, com direcionamentos ainda mais específicos. O mais importante mesmo é que cada um siga com suas responsabilidades, trabalhando dentro das normas e leis, e que a população esteja ciente dessas exigências, garantindo a segurança e o sucesso do seu projeto.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo