fbpx

Móveis planejados: por onde começar? Siga esses 5 passos!

Os móveis planejados são desejados por muitas pessoas e, mais do que isso, muitas vezes são realmente necessários, especialmente em cômodos pequenos. Como os projetos são exclusivos, os detalhes são feitos e pensados para aquilo que você precisa e quer, com diversas possibilidades de cores e acabamentos.

Por causa dessa variedade de produtos, a dúvida “móveis planejados: por onde começar?” comumente surge. Trouxemos uma sugestão de 5 passos para você seguir do início do processo à contratação dos móveis planejados.

1º passo: defina objetivos e prioridades

Todos os cômodos podem ser planejados, mas quem vai realmente definir isso é você. A sua necessidade e o seu orçamento contemplam quais cômodos? A partir dessa resposta, você saberá o que procurar e solicitar às empresas de móveis planejados.

Os móveis planejados conseguem trazer beleza, funcionalidade, conforto e facilidade de limpeza para um mesmo ambiente. Porém, às vezes, por questões técnicas, como a medida do espaço, uma dessas características precisa ficar em segundo plano. Qual delas é a prioridade para cada ambiente planejado?

Para facilitar, alguns exemplos são: a cozinha planejada que, antes de tudo, precisa ser fácil de limpar; a sala de estar planejada que deve ser confortável para receber pessoas; ou a lavanderia planejada que tem o objetivo principal de guardar o máximo de itens possível.

2º passo: separe referências

Inspiração é o que não falta na internet. Em sites, mídias sociais e vídeos sempre encontramos referências para entender o que gostamos e queremos. Você pode separar inspirações visuais (estilo, cores, acabamentos) e categorias de móveis (armário basculante, porta-temperos embutido, etc.).

Essas informações vão ajudar o profissional que está te orientando a entender seus gostos pessoais, necessidades e expectativas. Os designers de interiores e arquitetos vão te apresentar referências e ideias, mas se souberem o que você quer, o processo será mais rápido e agradável. Também fica mais fácil acertar, não é mesmo?

3º passo: pesquise por empresas sérias

Este é um passo muito importante, pois de nada adianta uma empresa ter móveis bonitos, um bom atendimento, mas ser conhecida por não entregar os produtos no prazo, por exemplo. Quando selecionar uma ou mais empresas, veja o que clientes dizem sobre ela na internet (como no Reclame Aqui), peça para ver avaliações de clientes reais e tudo o que puder te ajudar a conhecer mais aquela empresa. Falamos sobre o que avaliar antes de contratar uma empresa de móveis planejados neste artigo.

Atenção também aos preços muito baixos: economizar é ótimo, mas se um fornecedor entrega móveis planejados baratos demais, abaixo da média do mercado, esteja alerta. Essa aparente “economia” pode voltar como prejuízo depois.

4º passo: agende reuniões

Selecionou uma ou duas empresas que parecem condizer com o que você precisa? Agende uma reunião com cada uma delas. Na reunião, peça o máximo de informações possível. Além do valor, algumas perguntas que você deve fazer são:

• Qual a forma de pagamento?

• Qual o prazo de entrega?

• Como são feitas as instalações?

• Vocês oferecem garantia? De quanto tempo?

O atendimento e a disposição das empresas para esclarecer suas dúvidas serão fatores importantes para você chegar à decisão de qual delas vai contratar. 

5º passo: contrate a empresa

Alinhe o projeto que será executado e contrate a empresa que mais te agradou. Junto a esta etapa, haverá a visita técnica, ou seja, colaboradores da empresa vão visitar o espaço que receberá os móveis planejados para conhecê-lo melhor e anotar as medidas.

Antes de assinar o contrato, confira se as informações que estão ali são as mesmas que foram ditas em reunião. 

Bônus: avalie o serviço feito

Se quiser, você pode acompanhar a instalação dos móveis planejados. Depois de instalados, confira se as portas estão abrindo e fechando corretamente, assim como as gavetas e outros itens. Guarde o contrato e a nota fiscal dos produtos, caso precise acionar a garantia futuramente.

Reformar um espaço ou mobiliar uma casa do zero tem muitas etapas e o momento de escolha e instalação dos móveis planejados é um dos mais agradáveis. Aproveite todo o processo de levar mais bem-estar para o seu lar!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo