fbpx

Como deixar seus móveis sempre bonitos e bem cuidados

Viana Franco apresenta série de dicas para deixar sua casa ainda mais bonita e ajudar na limpeza

Deixar a casa bonita e bem cuidada é sempre bom e traz benefícios para família inteira. Viver em um ambiente organizado melhora, inclusive, a saúde mental. E os móveis, parte essencial de qualquer residência, também precisam ser muito bem tratados.

A Viana Franco, uma das principais empresas de móveis planejados da RMC (Região Metropolitana de Campinas), elencou uma série de dicas para ajudar na limpeza e conservação dessa parte tão importante da residência.

Existem vários tipos de móveis, e ações específicas para cada um deles. A princípio, é importante saber que a periodicidade de limpeza é fundamental. O ideal é toda semana, ou, no máximo a cada 15 dias para os cuidados mais pesados. Porém, a manutenção diária não pode ser esquecida, observando-se sempre a quantidade de sujeira acumulada.

A limpeza dos móveis não é somente a retirada da poeira. Uma boa higienização ajuda a proteger o material e mantém o brilho original das peças.

Tanto na madeira maciça como no caso do MDF (Medium Density Fiberboard) – que nada mais é do que uma placa com a mistura de fibras de madeira com resina – muita gente apresenta uma série de fórmulas consideradas “milagrosas”.

Entretanto, a melhor solução ainda é o bom e velho detergente neutro com água. O ideal é misturar uma colher para cada litro de líquido. Usar um pano umedecido e arrematar com um bom lustra-móveis. Não é recomendada a utilização de buchas ou esponjas ásperas.

No caso da madeira maciça, ela pode ser encerada. Existem produtos específicos para esse trabalho, mas é preciso seguir passo a passo as recomendações dos fabricantes para não ter problemas.

PINTURA. Na moda atualmente, os móveis laqueados são aqueles em que a madeira foi pintada e envernizada. Eles também necessitam de uma limpeza cuidadosa, mas apenas com pano úmido. Se for preciso, sabão neutro pode ser utilizado em casos de sujeira mais pesada. Além disso, muitos móveis possuem peças mescladas com vidro. Nessa situação é interessante limpar com pano molhado e sabão, enxugando posteriormente com pano seco. Outra opção é o álcool ou o limpa-vidros.

A mistura do detergente com água é um coringa nesse tipo de manutenção. Ela não deteriora o móvel e colabora na preservação. Contudo, às vezes, em manchas ou marcas específicas, como cola ou gordura, a mesma mistura, mas com um pouco de água quente e um pano fofo, podem resolver.

Outra dica importante da Viana Franco é a separação dos panos. Em toda limpeza são precisos dois: um úmido com a mistura e outro seco, usado após a aplicação. Esse cuidado evita que o móvel fique molhado e com facilidade para formar bolhas.

No MDF, evite usar desengordurantes e produtos multiuso, que podem deixar manchas amareladas, e detergentes coloridos, que, às vezes, influenciam no pigmento do móvel.

Equipe Viana Franco


Curadoria de conteúdo GRAZ design.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo