fbpx

Como aumentar a durabilidade dos móveis planejados em MDF?

Os móveis planejados possuem diversos benefícios, como o bom aproveitamento de espaço, a beleza, a sofisticação que trazem ao ambiente e o fato de serem muito resistentes.

Nossos móveis planejados são feitos em MDF, um material bem resistente, seguindo as espessuras certas para cada uso. Ainda assim, depois da entrega, você precisa cuidar bem dos seus móveis para eles durarem bastante tempo, pois alguns usos e exposições podem danificá-los. Não se preocupe, os cuidados são bem fáceis de aplicar no dia a dia e estão logo abaixo, nessas dicas sobre como aumentar a durabilidade dos móveis planejados em MDF.

Considere usar MDF específico para áreas úmidas

Na verdade, essa primeira dica é para quem ainda não comprou os móveis planejados. Se você precisa de um armário para um ambiente úmido, como cozinha, lavanderia, banheiro ou área gourmet, esse móvel pode ser feito com MDF específico para áreas úmidas, como o MDF Ultra. Esse material tem uma resistência maior à umidade, porém, como contraponto, está disponível em uma paleta reduzida de cores.

Apesar de nenhum MDF suportar a imersão em água (ser lavado, por exemplo) sem estufar, o MDF Ultra é feito para locais com umidade, respingos de água e gotículas de gordura, diferente do MDF tradicional, usado nos quartos e na sala. Na hora de solicitar o orçamento a uma empresa, questione quais são os materiais que ela usa nesses ambientes e sempre desconfie de preços muito inferiores à média praticada pelo mercado.

Nada de imersão em água ou exposição direta à luz do sol

Quando imerso em água, o MDF estufa, e esse processo é irreversível, já que a água danifica sua estrutura. O mesmo pode acontecer se você esquecer um pano úmido ou molhado em cima dele. Caso a água acumulada escorra para seu interior, pode trazer problemas. Nesses casos, a única saída é substituir o móvel inteiro ou em partes, quando possível. Se por um acidente o seu móvel planejado for molhado, seque imediatamente e abra as portas e janelas do cômodo para o ar circular, evitando mofo.

A exposição direta à luz solar por muito tempo também pode danificar o seu móvel na estrutura ou alterar a cor original do acabamento. Evite essa situação utilizando cortinas e persianas que deixam a luminosidade entrar, mas protegem seus móveis do sol direto.

Para a limpeza, o menos é mais

Limpar os móveis planejados em MDF é muito simples: um pano levemente úmido já resolve. Prefira um pano branco, para evitar manchas, e seque bem o móvel depois. Para sujeiras mais resistentes, opte por um pano macio com sabão neutro, lembrando de retirar bem o produto após a limpeza e manter o móvel seco.

Produtos abrasivos, químicos, ceras, álcool e saponáceo não são recomendados, porque podem agredir a camada protetora do MDF, causando manchas permanentes. Nunca use thinner, mesmo se houver manchas. Se o móvel está muito engordurado, prefira usar o sabão de coco, deixando os produtos desengordurantes e limpadores multiúso para último caso. Se você gosta dos móveis brilhando, use lustra-móveis à base de silicone apenas quando necessário, fazendo movimentos na direção da textura natural do MDF.

Atenção às ferragens dos móveis

Quando falamos do móvel, costumamos considerar a parte do MDF e esquecemos de falar sobre as ferragens. As ferragens dos móveis também requerem cuidados. Os móveis da cozinha, por exemplo, são os que mais sofrem desgaste, porque os temperos utilizados nesse ambiente são muito agressivos, principalmente o sal.

Evite o contato dessas especiarias com o móvel e dê preferência por um forro sobre o MDF para seu armazenamento, e, caso aconteça o derramamento em cima das ferragens, limpe imediatamente com um pano seco. Um bom desengripante também é recomendado para dobradiças e corrediças, para manter os sistemas lubrificados.

Cuidado com o peso do que coloca sobre os móveis planejados

Lembra que falamos, no início desse texto, que utilizamos diferentes espessuras de MDF para cada uso? Isso é verdade, porque um armário de cozinha suspenso, por exemplo, precisa suportar muito mais peso do que um rack para a sala. Então, tome cuidado com os objetos que coloca em cima de móveis que não foram projetados para suportar muito peso, porque isso pode empenar o MDF ou, em casos mais extremos e raros, quebrá-lo. Também não recomendamos colocar itens muito quentes, como panelas e assadeiras, direto no móvel planejado — prefira usar um descanso para panela.

Aprendeu um pouco mais sobre como aumentar a durabilidade dos móveis planejados em MDF? Cuidando bem deles, com atenção a esses pequenos pontos que citamos, você terá móveis intactos por muitos anos. Caso precise de alguma manutenção, podemos avaliar e sugerir a melhor solução para você.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo