fbpx

Como limpar e conservar móveis planejados em MDF?

O MDF é um material uniforme, muito resistente, adaptável a vários formatos e é ele que usamos para desenvolver os projetos dos clientes aqui na Viana Franco. A sigla significa Medium Density Fiberboard, ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média, o que nos dá uma pista sobre sua forma de produção: as chapas de MDF são feitas a partir de fibras de madeira, extraídas do eucalipto ou do pinus, prensadas com resina sintética.

Ao longo dos anos, o MDF se tornou o principal substituto para madeira, pois, se bem cuidado, dura muitos e muitos anos. Confira como limpar e conservar móveis planejados em MDF para que eles façam parte do seu lar por muito tempo.

Limpeza

A limpeza é bem simples: um pano levemente úmido – preferencialmente branco, para evitar manchas – é suficiente para retirar o pó. Se houver alguma sujeira, use esse mesmo pano com um sabão neutro não alcalino. É muito importante secar bem o móvel logo após a limpeza.

Evite produtos abrasivos, químicos, ceras, esponjas, palhas de aço, álcool e saponáceo, pois podem riscar ou descolar a camada protetora do MDF. Nunca use thinner, mesmo quando houver manchas.

Para móveis com muita gordura, como os armários de cozinha, opte pelo sabão de coco e só use desengordurantes ou limpadores multiuso em caso de extrema necessidade. Quando desejar lustrar algum móvel, faça movimentos na direção da textura natural do mesmo e use lustra-móveis à base de silicone.

Conservação

Além da limpeza regular, que evita o acúmulo de pó, é importante ter alguns cuidados no dia a dia, como não colocar objetos extremamente pesados em cima dos móveis em MDF e não esquecer panos úmidos ou molhados em cima dos mesmos, o que poderia fazer o material inchar. Panelas, assadeiras e outros utensílios quentes não devem ser colocados diretamente no móvel para não causar bolhas, manchas e outros danos. Prefira utilizar um apoio.

O seu móvel planejado em MDF não deve ficar em local exposto diretamente ao sol, mas resolver isso é simples, basta usar uma cortina ou persiana para bloquear os raios de luz. Se por um acidente houver respingos de água no móvel, seque-o imediatamente e areje o ambiente.

Esses são cuidados muito simples que farão o seu móvel planejado em MDF permanecer em perfeito estado por muito tempo na sua casa ou apartamento. Vale muito a pena, não é mesmo? Se você ainda tem alguma dúvida sobre MDF ou demais assuntos relacionados a móveis planejados, conte com a nossa equipe para te ajudar.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo