fbpx

Tapetes: conheça as características desse item decorativo

Os tapetes são invenções tão antigas que não há um consenso sobre sua data e local específico de surgimento; sabe-se apenas que este maravilhoso item vem do Oriente. Nos anos antes de Cristo, o tapete era usado para cobrir o chão de terra, evitando que as pessoas aspirassem muita poeira e se sujassem. Depois, passou a ser peça de luxo, sendo exposto nas paredes e móveis.

Hoje, temos ao menos algumas certezas: o tapete traz elegância ao ambiente, protege o piso, transforma o cômodo mesmo com baixo investimento, disfarça imperfeições do revestimento e aquece o ambiente (apesar de existirem materiais de tapete também para locais quentes). Tapetes podem ser usados em todos os cômodos da casa, geralmente mais macios em banheiros, quartos, salas e ambientes infantis, e menos confortáveis em lugares com muita circulação de pessoas, onde são recomendadas as passadeiras. Neste texto, trouxemos as características principais dos tapetes para que você tenha autonomia, posteriormente, de usá-los como quiser na decoração.

Visual
Com certeza é a primeira característica observada em um tapete quando entramos em uma casa ou loja. Os formatos retangulares ou quadrados são mais comuns em ambientes clássicos, enquanto os formatos diferentes deixam a decoração mais estilosa. Os lúdicos e com estampa de animais são muito utilizados em quartos infantis. Quanto às cores, a escolha deve ser feita, preferencialmente, considerando a paleta de cores do cômodo, mas se aquele tapete diferente foi o que conquistou o seu coração, inclua na decoração algum objeto simples com uma das cores da nova peça.

Também é possível delimitar espaço com o tapete em ambientes abertos, colocando, por exemplo, um grande tapete embaixo de todos os móveis que correspondem à sala ou pequenos tapetes na divisão entre um ambiente e outro. Atualmente, há tamanhos e estilos para todos os gostos, sendo possível inclusive encomendar um tapete do tamanho exato para sua necessidade.

Sensação
Cada tipo de tapete, como tantos outros objetos, transmite uma sensação (visual ou não). Os de estampa geométrica trazem modernidade para o ambiente, os mais macios deixam o espaço mais confortável e os artesanais, como tricô ou crochê, conferem mais aconchego ao local. Comprar tapetes diretamente dos artesãos é uma maneira de ter uma peça única e valorizar o trabalho desses artistas.
O que você sente ao pisar no tapete também deve ser considerado: ao acordar, por exemplo, é muito melhor levantar-se e sentir os pés tocarem algo macio e de temperatura agradável do que algo áspero ou frio.

Altura da felpa
A felpa é a superfície do tapete, formada por fibras e fios, e é medida da base do tapete até a ponta. Felpas com menos de 1,5cm são chamadas felpas curtas; de 1,5 a 5cm, altas; mais de 5cm, longas. São aqueles fios que você sente ao pisar.

Forma de produção
Os tapetes de tecelagem são provavelmente os mais comuns e são feitos através do sistema de fios cruzados (trama e urdidura), resultando em um tapete com o mesmo padrão nos dois lados. Já os tapetes em tela ou em nó são feitos a na tela, criando nós ao longo de cada fio e depois amarrando cada fio a novos nós até formar o tapete. Quanto mais nós, mais valioso o tapete.

A partir dessas informações, você pode escolher o melhor tapete para seu espaço considerando o formato, a cor, a sensação que quer transmitir, a altura da felpa e o orçamento que tem disponível. Considere sempre o seu contexto, escolhendo, por exemplo, tapetes antialérgicos para o quarto das crianças e evitando esse item de decoração na casa de idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Vale lembrar que assim como os demais itens da casa, o tapete precisa de limpeza regular de acordo com as orientações do fabricante.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo