fbpx

Plantas para varanda de apartamento + frutíferas

Foi-se a época em que falar de cultivar plantas era associado a morar em uma casa com grande quintal e jardim. Ter um apartamento verde e cheio de vida é totalmente possível e esse interesse tem aumentado entre os moradores de pequenos espaços.

A dificuldade em escolher plantas para varanda de apartamento pode surgir por não saber quais as melhores espécies ou pela falta de espaço. Vamos começar esclarecendo os conceitos de luz e temperatura para depois falarmos sobre os tipos de planta para varanda.

Luz e temperatura

Um lugar com muito sol não significa, necessariamente, um lugar quente – temos como prova disso os dias gelados e ensolarados do sul do Brasil. Portanto, avalie primeiramente se a cidade que você mora tem temperatura mais quente ou fria na maior parte do ano.

Quanto à luz, na jardinagem são usados os termos sol pleno, meia-sombra e sombra, algo importantíssimo de entender antes de escolher suas plantas.

• Sol pleno: luz do sol batendo diretamente na planta durante o dia todo (8 horas).

• Meia-sombra: luz do sol batendo diretamente na planta durante metade do dia (4 horas).

• Sombra: muita luminosidade natural, mas sem a luz do sol bater direto na planta. Portanto, sombra na jardinagem não é um lugar totalmente escuro, hein? É aquele cômodo super iluminado, mas onde o sol não entra. Para vasos que vão dentro de casa, o recomendado é deixá-los a, no máximo, 3 metros da janela.

Conheça seu espaço

Antes de qualquer escolha, observe as características da sua varanda de acordo com o tópico anterior deste texto. Além disso, veja se venta muito no seu espaço, se é um lugar mais úmido ou mais seco. Caso a incidência de luz na sua varanda mude muito ao longo do ano (o que é bem possível), as plantas anuais são boas saídas, cultivando determinadas plantas a cada estação.

Espécies

Deixamos abaixo algumas recomendações de espécies de plantas para varanda de apartamento considerando se o lugar recebe mais ou menos sol direto. Lembre-se que há outros fatores comentados que influenciam na escolha, como vento, temperatura e umidade.

Plantas para sol

• Cacto: o clássico quando falamos de receber sol direto o dia todo! Quando regá-lo, pode despejar uma boa quantidade de água, mas a rega deve ter intervalo de 15 a 45 dias. São muitas opções de cactos para fazer uma composição bem bonita e diferente.

• Dasilírio: com folhas retas e em formato de leque, o dasilírio é fácil de cuidar e precisa de pouca rega, mas bastante sol diariamente. É melhor colocá-lo em um lugar longe da entrada e saída da varanda, pois a planta tem hastes serrilhadas que podem machucar.

• Barba de Moisés: uma planta pendente, de folhas bem pequenas e delicadas, que lembram até um arbusto quando vistas de longe. Essa beleza da natureza precisa de sol durante metade do dia (meia-sombra).

• Clúsia: é bem resistente por causa de suas folhas grossas, brilhantes e arredondadas, com um verde incrível, e ainda presenteia o espaço com algumas flores brancas. Exige rega frequente e meia-sombra.

Plantas para sombra

• Samambaia: sim, essa popular dos novos apartamentos se dá bem com varanda. É pendente, fácil de cuidar, pede solo úmido e podas regulares.

• Xanadu: na varanda também tem espaço para as folhas grandes e vistosas da xanadu. O cuidado é fácil, porém constante, pois ela precisa de rega frequente para manter sua terra sempre úmida.

• Hera Variegata: o nome se deve a suas folhas variegatas (ou variegadas), que são manchas mais claras, próprias da espécie. O formato mais reto das folhas que caem pendentes dá um estilo a mais ao visual da varanda.

• Zamioculca: boa para varandas com tamanho mediano e realmente com sombra – o que não significa local totalmente escuro, lembre-se. Tem folhas grossas e brilhantes e pede rega, em média, de uma vez por semana.

É possível ter plantas frutíferas na varanda?

Sim, existem espécies frutíferas que se dão muito bem na varanda, como a pitangueira, aceroleira e morangueira. O ideal é comprar a planta já com estrutura formada e dizer ao vendedor ou jardineiro que a intenção é plantá-la em vaso. Praticamente todas elas, porém, pedem por meia-sombra ou sol pleno – nada de sombra para as frutíferas.

Tome cuidado com a quantidade de plantas na varanda e com os materiais de vasos escolhidos, pois cada metro quadrado do apartamento suporta determinado peso, logo, essa informação tem relação com a segurança de todos os moradores. Vasos de plástico são muito mais leves do que os de barro e você pode ajustar o tipo de substrato (o solo do vaso) mesclando informações da espécie de planta, do material do vaso e das características do lugar onde você mora.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo