fbpx

Decoração, ergonomia e conforto no home office

Trabalhar como home office pode ser uma ótima opção para ter mais autonomia nos horários, evitar os gastos do transporte e o desgaste dessa locomoção. É muito comum, porém, que as pessoas não analisem se o espaço disponível oferece tudo o que elas precisam para trabalhar com saúde física e mental. Para evitar ou melhorar possíveis situações desagradáveis, aqui estão algumas orientações referentes à decoração, ergonomia e conforto no home office para que o seu dia a dia seja mais produtivo, feliz e saudável.

Ergonomia e conforto

Em resumo, ergonomia é uma disciplina científica que estuda a interação do ser humano com o ambiente de trabalho. Existem alguns princípios de aplicação da ergonomia, disponíveis na Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que sugerimos que você siga mesmo se for autônomo, dentro da sua casa. Vamos falar aqui especialmente das profissões que trabalham sentadas, em computadores ou notebooks.

A recomendação é que seus joelhos e quadris, quando apoiados na cadeira, fiquem em um ângulo de 90º. Quando falamos que alguém tem “boa postura” ou senta-se de forma “reta”, por exemplo, geralmente é alguém que respeita essa angulação. Seus pés devem estar apoiados no chão, mas, caso não alcancem, coloque um apoio próprio para isso ou alguma caixa que atenda a necessidade. A altura da mesa é muito importante e varia de acordo com a estatura da pessoa, por isso investir em uma mesa planejada para sua altura é uma ótima ideia. A cadeira deve ser bem confortável, de tecidos leves como algodão e nylon, e você deve apoiar totalmente suas costas no encosto. Antes da compra, vale pesquisar se a cadeira é aprovada pelo laudo NR 17.

Para poupar os ombros e o pescoço, é interessante repousar os antebraços nos braços da cadeira ou na mesa, quando de altura apropriada, além de manter a borda superior do monitor na linha reta dos olhos. Ah, não se esqueça das pequenas pausas para alongamentos durante o expediente.

Decoração e os móveis planejados

Nada mais prático do que utilizar as cores para melhorar a decoração e deixar o ambiente mais aconchegante e apropriado para o trabalho. As cores frias, como azul, verde, lilás e cinza, mantêm uma calmaria no ambiente, estimulando a concentração. Sua atividade exige mais imaginação? Então é legal incluir alguns pontos de cores quentes, como laranja e amarelo, que estimulam a criatividade. As cores podem ser aplicadas na parede, no piso, nos móveis ou em pequenos objetos decorativos.

Os móveis planejados também funcionam como itens decorativos, mas são ainda melhores para resolver pequenos problemas do seu dia a dia. Em imóveis pequenos ou que não tenham um lugar separado para escritório, considere adaptar outros cômodos da casa incluindo móveis sob medida que melhorem o cotidiano. Uma prateleira para organização, um móvel com gavetas para apoiar e guardar tudo o que for referente ao trabalho ou até mesmo uma mesa retrátil planejada, daquelas instaladas na parede que só são montadas quando necessário. Isso economiza um espaço e tanto! Outra opção muito legal, caso disponha de um cômodo para isso, é pensar em móveis planejados para um home office inteiro.

Para trabalhar em casa com sucesso, é preciso separar o espaço profissional do pessoal, por isso é tão recomendado criar esses ambientes diferentes, mesmo que dentro do mesmo cômodo. Não se esqueça de uma boa iluminação, um ambiente bem ventilado e silencioso. Se mora com mais pessoas, tente estabelecer combinados dos seus horários de trabalho; se precisa olhar seu filho durante alguns períodos, enquanto trabalha, tente criar brincadeiras como desenhar, pintar ou digitar em um teclado de computador antigo. Saiba que adaptações levam algum tempo, portanto, teste de variadas formas até encontrar o que funciona para você, seu trabalho e sua rotina. Nós da Viana Franco podemos elaborar um projeto personalizado para sua necessidade, fique à vontade para falar conosco.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo