fbpx

Materiais sustentáveis para construção e decoração

O termo “sustentabilidade” tem aparecido cada vez mais em nosso cotidiano e os brasileiros estão atentos ao tema. De acordo com o estudo “Estilos de Vida 2019” da Nielsen, a população do Brasil está mais sustentável: 42% dos entrevistados afirma que está mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente e 30% diz que está atento aos ingredientes que compõem os produtos.

A coleta seletiva e a reciclagem são atitudes necessárias, mas para preservar o meio ambiente é preciso bem mais do que isso, afinal, seria melhor ainda se não houvesse materiais para reciclar. É preciso mudar aos poucos a forma de consumo, comprando de forma consciente, tanto na quantidade quanto na qualidade.

Produtos ecológicos x produtos verdes x produtos sustentáveis

Esses nomes podem até parecer a mesma coisa, porém existem grandes diferenças entre eles e é bom estar informado para saber exatamente o que você está consumindo.

  • Produtos ecológicos: objetivo de manter o equilíbrio na biodiversidade, visando não agredir o ecossistema. O desenvolvimento é pensado mais no material do produto, desconsiderando redução de gasto energético e de água na produção.
  • Produtos verdes: são criados pensando em não agredir o ecossistema e em um processo de produção mais eficiente, gastando menos água, energia e outros recursos.
  • Produtos sustentáveis: para além da preocupação com a preservação e o processo produtivo, os produtos sustentáveis são feitos pensando também na qualidade, durabilidade e resistência, pois quanto mais um produto durar, menor será o consumo. 

Materiais sustentáveis para construção e decoração

Agora que sabemos a diferença entre os produtos, podemos falar sobre os materiais sustentáveis para construção e decoração, ou seja, aqueles materiais produzidos pensando no todo: preservação, processo produtivo e durabilidade. Ah, é importante dizer que o material só é realmente sustentável se a empresa que o produz segue os critérios que comentamos aqui.

  • Tijolo ecológico

O tijolo tradicional é feito de barro e queimado em forno, gerando gases poluentes. O tijolo ecológico, ou ecotijolo, porém, é feito através da compactação e molde em prensa hidráulica e ainda conta com outros benefícios, como alta resistência, isolamento térmico e acústico.

  • Lâmpadas de LED

Você sabia que as lâmpadas de LED duram de 15 a 25 vezes mais do que as incandescentes? As lâmpadas de LED geram energia por microchip – ao contrário das  incandescentes, halógenas e fluorescentes que funcionam por meio de filamentos e gases -, têm menos manutenção e não emitem raio ultravioleta ou infravermelho, o que diminui a conta no fim do mês e os impactos negativos no meio ambiente.

  • Ecogranito

O ecogranito é mais acessível e mais leve por ser fabricado a partir de resíduos resultantes da extração de mármores e granitos misturados a resina acrílica, espessantes e outros componentes. A superfície irregular ou curva da sua casa pode receber o ecogranito, bem como a superfície plana, é claro.

  • MDF

Utilizado para móveis e decoração, o MDF (Medium Density Fiberboard) é um painel de madeira reconstituída, unindo fibras de madeira com resinas e aditivos. Para ser sustentável, o MDF precisa ter certificação florestal. Segundo a organização WWF Brasil, “a certificação florestal deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes.”

O MDF utilizado aqui na Viana Franco para produção dos móveis planejados, por exemplo, possui a certificação FSC, sigla em inglês para Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. É o selo verde mais reconhecido em todo o mundo.

Estamos sempre aprimorando nossos processos, rumo a atitudes cada vez mais sustentáveis.

  • Energia solar

Essa tecnologia já é bem conhecida aqui no Brasil e consiste no uso de painéis no telhado que convertem a irradiação solar em energia elétrica. O aquecimento da água da casa pode ser feito todo a partir da energia solar: chuveiro, piscina e demais ambientes.

  • Tintas ecológicas

Existem tintas produzidas a partir de produtos naturais, com 80% da formulação composta por matérias-primas renováveis, sem a utilização de meios químicos e com baixo consumo de energia. Ao completar seu ciclo de vida, os resíduos voltam à terra. A menor utilização de água é outra característica desse material.

  • Bioplástico

Os bioplásticos são produzidos a partir de matérias-primas biodegradáveis, por isso se decompõem mais rápido na natureza do que o plástico sintético. Podem substituir o plástico comum dos pisos, rodapés, etc.

  • Telhado verde

Ter plantas no telhado? Sim! Essa opção reduz consideravelmente a temperatura de dentro do ambiente e ajuda a prevenir enchentes com a retenção da água da chuva. Antes de ser instalado, o profissional avalia se o telhado suporta o peso do telhado verde e, após instalação, é só cuidar dele como cuida do jardim. É composto de manta geodrenante, substrato e planta, como gramado, forração baixa, arbusto ou planta herbácea.

As informações foram retiradas da revista Casa & Jardim.

Neste texto, abordamos os materiais sustentáveis, mas há muitas maneiras de aplicar a sustentabilidade e o consumo consciente no seu dia a dia, como na compra de roupas e sapatos, cosméticos, produtos de higiene e tantos outros itens. Se cada um mudar alguns hábitos ou escolhas, o mundo já começa a ser um lugar um pouco melhor para nós, para a fauna e a flora.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo