fbpx

Dicas para planejar o quarto do bebê

A notícia de que está chegando um bebê à família traz consigo uma grande lista de afazeres. Pensar sobre a educação do novo filho, procurar rede de apoio, aprender a teoria de alguns cuidados e, para as gestantes, se preparar para o parto. O quarto do bebê deve ser um lugar especial de descanso para a criança e de tranquilidade para pai e mãe, que passarão muito tempo ali.

Um dos erros mais comuns é comprar os móveis apenas pela beleza, na ideia de um quarto dos sonhos, sem considerar a funcionalidade. Cuidar de um pequeno ser humano é uma grande tarefa que exige muita energia física e mental dos pais, especialmente da mãe, na maioria das vezes, por isso um ambiente confortável e com os móveis adequados para as necessidades é essencial.

Todos querem um cômodo confortável e bonito, mas lembramos aqui que você não precisa atingir as expectativas dos amigos, dos familiares, dos blogs ou das revistas – o quarto perfeito para o seu bebê será aquele com tudo o que você e ele precisam, com os recursos que você possui e o visual que te agrada.

Planejando o quarto do bebê

Antes de tudo, tenha em mãos todas as medidas do cômodo e considere que os móveis precisam ter uma altura confortável para os responsáveis pelo bebê. Como as dicas envolvem períodos de gestação, acabam sendo mais direcionadas para as mães que vão gerar os filhos, mas todo o restante vale também para mães e pais adotivos. Aproveite esse momento que costuma ser um dos mais gostosos da espera pelo novo membro da família!

1) Faça uma lista dos itens necessários

Pense em todas as atividades do dia a dia de cuidar de um bebê, converse com alguém que já cuidou de um, caso seja seu primeiro filho, e faça uma lista de tudo o que é preciso, como berço, cômoda com trocador, etc. É importante ter uma noção do que é realmente necessário para não se perder no mundo de itens bonitos em miniatura. Não esqueça de considerar o espaço: alguns objetos podem fazer bastante diferença se o bebê vai dormir no quarto dos pais, dos irmãos ou sozinho. Outro lembrete importante é a tela na janela para segurança e proteção contra insetos.

Os móveis planejados para quarto de bebê funcionam muito bem, pois aproveitam cada canto do ambiente, deixando espaço para circulação (ótimo para cômodos menores) e por serem personalizados. É possível pensar em um móvel multifuncional ou que tenha outra função futuramente para a criança crescida.

2) Defina o tema ou as cores do quarto

Tema é obrigatório? Não, nada é obrigatório. Nesta etapa, pense no visual do ambiente, que pode ser pautado em tema (por exemplo, floresta) ou em combinação de cores, listras e estampas. Ao definir uma paleta de cores, será mais fácil comprar os móveis, objetos e evitar que eles fiquem desconexos quando estiverem lado a lado.

Quando falamos em quarto de bebê, automaticamente vem à mente a imagem de um quarto de cores pastéis, com ursinhos e estampas voltadas ao recém-nascido. Uma outra ideia é pensar numa decoração que sirva tanto para a fase de bebê quanto para a fase de criança. Assim, você estará economizando e evitando o descarte de materiais, pois usará vários objetos ou móveis por mais tempo.

3) Pesquise preços

Veja o que o mercado tem a oferecer a partir do que você decidiu nos itens 1 e 2, faça orçamentos e compare-os. O preço justo é muito importante, porém, os móveis precisam ser de qualidade, duráveis e seguros para o bebê e seus cuidadores. É o equilíbrio entre valor, qualidade, segurança e funcionalidade.

4) Prepare e monte o quarto

Quase tudo definido, chegou o momento de limpar o cômodo, ajustar a parte elétrica, limpar o ambiente, pintar, colocar/trocar o piso (se for o caso), etc. Depois vem a montagem dos móveis e finalização com persianas, prateleiras e enxoval.

Cronograma

Faça seu próprio cronograma ou use esse abaixo como guia. São as mesmas dicas acima, separadas por mês de gestação.
● Do 1º ao 3º mês: inspire-se, escolha os visuais favoritos, pesquise preços e defina um orçamento.
● Do 3º ao 5º mês: inicie a reforma, especialmente pintura de paredes, troca de pisos e outras funções que demandam mais tempo, energia e inevitavelmente sujam a casa. Use o mesmo período para limpar o quarto, montar os móveis e deixar a base do ambiente pronta.
● Do 6º ao 7º mês: escolha os detalhes que faltam, como enxoval, roupinhas, estofado dos móveis, lustre e aproveite para resolver possíveis imprevistos.
● Do 8º mês em diante: caso o quarto ainda não esteja pronto, use esse período para colocar os “toques finais”, como pequenos objetos decorativos.

Se a ideia é apenas pintar e decorar de forma simples, pode começar a comprar os móveis por volta do 4º ou 5º mês de gestação.

Segurança do berço

Qualquer berço infantil, mesmo feito sob medida, precisa da certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A Portaria 53/2016 Inmetro é que deve ser seguida, neste caso, pelos fabricantes.

Esteja atento ao espaço de circulação do ambiente, ao conforto do bebê e dos cuidadores e à iluminação – cortina e abajur ajudam muito no controle de luz. O ar condicionado, por exemplo, deve ser colocado somente depois de definir onde o berço ficará, evitando corrente de ar no recém-nascido. Planeje e arrume o quarto do bebê aos poucos, o resultado com certeza será satisfatório.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo